sexta-feira, 5 de novembro de 2010

1- Seqüência didática
Para melhor compreendermos a proposta desta seqüência didática, devemos
saber o que é este procedimento. Para isto, tomamos por base a explicação de Dolz,
Noverraz & Schneuwly (2004:97), que a definem como .um conjunto de atividades
escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral
ou escrito.. No caso de nossa proposta de material didático, priorizamos o gênero
textual para compreensão textual e produção escrita.
Para tanto, os autores sugerem um esquema de seqüência didática,
considerando as seguintes fases:
a) a apresentação da situação . momento em que é descrita a tarefa de
expressão oral ou escrita que ao alunos deverão realizar de modo
detalhado;
b) a produção inicial . momento de uma primeira produção, que permite ao
professor avaliar as capacidades dos alunos já adquiridas e ajustar as
atividades previstos na seqüência às suas necessidades e dificuldades;
c) os módulos . podem ser constituídos por várias atividades trabalhadas de
modo sistemPara melhor compreendermos a proposta desta seqüência didática, devemos
saber o que é este procedimento. Para isto, tomamos por base a explicação de Dolz,
Noverraz & Schneuwly (2004:97), que a definem como .um conjunto de atividades
escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral
ou escrito.. No caso de nossa proposta de material didático, priorizamos o gênero
textual para compreensão textual e produção escrita.
Para tanto, os autores sugerem um esquema de seqüência didática,
considerando as seguintes fases:
a) a apresentação da situação . momento em que é descrita a tarefa de
expressão oral ou escrita que ao alunos deverão realizar de modo
detalhado;
b) a produção inicial . momento de uma primeira produção, que permite ao
professor avaliar as capacidades dos alunos já adquiridas e ajustar as
atividades previstos na seqüência às suas necessidades e dificuldades;
c) os módulos . podem ser constituídos por várias atividades trabalhadas de
modo sistemático e aprofundado;
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d) a produção final . momento em que o aluno põe em prática os
conhecimentos adquiridos no sentido de verificar os progressos
alcançados com o auxílio do professor.
Os autores (2004:111) ainda enfatizam a importância de uma adaptação das
seqüências didáticas às necessidades dos alunos, o que pode exigir do professor
alguns aspectos, tais como:
· analisar as produções dos alunos em função dos objetivos da seqüência e
das características do gênero;
· escolher as atividades indispensáveis para a realização da continuidade da
seqüência;
· prever e elaborar, para os casos de insucesso, um trabalho mais profundo e
intervenções diferenciadas no que diz respeito às dimensões mais
problemáticas.
É importante observar a ordem das etapas de uma seqüência didática a fim
de que os resultados possam ser mais efetivos.
Enfim, levando em conta o papel e a relevância do ensino de gêneros ao
desenvolver uma seqüência didática, é necessário que consideremos alguns
aspectos como os apontados a seguir. De acordo com Machado (2007 In: Cristóvão,
2007:VII), a construção de um modelo didático .implica a análise de um conjunto de
textos que se considera como pertencentes ao gênero, considerando-se, no mínimo,
os seguintes elementos.:
a) as características da situação de produção (quem é o emissor, em que papel
social se encontra, a quem se dirige, em que papel se encontra o receptor, em
que local é produzido, em qual instituição social se produz e circula, em que
momento, em qual suporte, com qual objetivo, em que tipo de linguagem, qual é
a atividade não verbal a que se relaciona, qual o valor social que lhe é atribuído,
etc.);
b) os conteúdos típicos do gênero;
c) as diferentes formas de mobilizar esses conteúdos;
d) a construção composicional característica do gênero, ou seja, o plano global mais
comum que organiza seus conteúdos;
e) o seu estilo particular, ou, em outras palavras:
- as configurações específicas de unidades de linguagem que se constituem
como traços da posição enunciativa do enunciador: (presença/ausência de
pronomes pessoais de primeira e segunda pessoa, dêiticos, tempos verbais,
modalizadores, inserção de vozes);
- as seqüências textuais e os tipos de discurso predominantes e subordinados
que caracterizam o gênero;
- as características dos mecanismos de coesão nominal e verbal;
- as características dos mecanismos de conexão;
- as características dos períodos;
- as características lexicais.

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